Tróia

Tróia é um filme baseado na guerra mais famosa da Mitologia Grega, a Guerra de Tróia, em que são lembrados nomes de vários personagens como:

Aquiles – O melhor guerreiro de toda a Grécia, que teve uma grande colaboração na guerra lutando ao lado dos gregos. Antes de ir para a guerra, sua mãe, a nereida Tétis o avisou que se ele não fosse para guerra, viveria uma boa vida e teria uma família, mas seria esquecido; porém, se ele fosse para a guerra, seria lembrado por séculos, mas não voltaria para casa. Já sabemos qual opção ele escolheu. Aquiles é o protagonista de Ilíada, escrita por Homero.

Heitor – O melhor guerreiro de Tróia e o segundo melhor guerreiro da Guerra de Tróia, perdendo apenas para Aquiles, era o príncipe de Tróia e general do exército troiano. Matou Pátroclo pensando que este era Aquiles, o que irou o protagonista fazendo com que se vingasse matando o príncipe, levando seu corpo com uma corda amarrada aos pés até o acampamento dos gregos. Mas depois o rei de Tróia pediu a Aquiles para que devolvesse o corpo de Heitor a favor de fazer um funeral de um herói, e Aquiles concedeu o pedido.

Paris – Príncipe de Tróia e irmão mais novo de Heitor, sequestrou a rainha Helena de Esparta (que mudou para Helena de Tróia) porque tinha se apaixonado por ela, causando a guerra entre a Grécia e Tróia, e foi quem matou o lendário Aquiles.

Entre esses personagens também foram retratados outros como Ulisses (ou Odisseu), o idealizador do Cavalo de Tróia; Agammenon, o rei tirano de Micenas; Menelau, irmão de Agammenon e rei de Esparta; Príamo, rei de Tróia; Briseis, prima dos príncipes de Tróia que virou serva de Aquiles; Ájax, grande guerreiro da Guerra de Tróia, conhecido como “assassino de rebanhos”.

Para quem nunca assistiu, um breve resumo:

Menelau havia acabado de anunciar a paz com Tróia, conhecida por ser a cidade que não podia ser invadida por conta de seu grande e forte muro que rodeava toda a cidade. Porém, ao voltar para Tróia, Paris leva sua amada, Helena junto, o que causa e ira de Menelau que convoca seu irmão Agammenon, e todo exército da Grécia. Gerando a famosa Guerra de Tróia.

O que me estranhou foi o fato de os personagens não depositarem tanta fé nos deuses, o que na mitologia não acontece, pois até os próprios deuses participam desta guerra. Aquiles era ignorante em relação a religião grega e até Heitor não teve muita fé. Admito que meu coração doeu quando Heitor morreu, eu gostava muito dele, além disso, gostei muito do filme.

Anúncios

2 comentários sobre “Tróia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s