Filme: Insurgente – Crítica

Eu não assisti na pré-estreia. Assisti o filme hoje e ganhei um pôster, o que me deixou muito feliz. Mas mesmo assim fiquei um tanto desapontada, como um filme, foi legal, mas como adaptação…

Insurgente não foi exatamente fiel ao livro. Não gostei muito da base da adaptação: A importante informação ter sido mostrada como uma caixa que só podia ser aberta por um 100% divergente (que seria a Tris). E para saber a ‘porcentagem da divergência’, os traidores usavam uma máquina (Era só o que faltava).

Uma hipótese é que acho que os produtores quiseram mostrar o Caleb como traidor desde o início, pelo fato dele não ter ajudado a Tris quando ela estava quase para fora do trem. Eu achei isso meio desnecessário.

Personagens como Lynn, Marlene, Uriah, Evelyn e Marcus são pouco explorados. Até o Peter que no livro teve menos participações comparado a Lynn e Uriah foi mais relevante no filme. A Marlene só aparece perto de Christina quando esta abraça a Tris e depois quando ela… Já a Lynn não passa de uma personagem de poucas falas.

Não entendi qual era a intenção dos produtores ao colocarem o cara parecido com o Puck de Glee onde deveria estar o ator que fez o Edward, pensei que ele fosse aparecer pelo menos na cena do trem já que é a cena que ele é mais relevante no livro. Eu entenderia se não colocassem o Edward no filme, mas substituí-lo foi chato.

Ia ser legal se mostrassem acena em que Tobias bate em Marcus, eu estava ansiando por isso. Se a Tris chamasse o Tobias pelo seu verdadeiro nome. Ou se a cena da traição do Caleb fosse mais chocante, e que a Tris transparecesse raiva.

Pelo menos alguns acontecimentos foram bem adaptados, como quando a Tris admite que matou Will, a morte da Marlene e do Eric, a mensagem da Edith Prior…

Em suma, foi um filme legal, porque, embora não tendo sido muito fiel ao livro, eu gostei e quero muito ver a continuação. Ainda mais porque as duas primeiras sagas em que eu virei fã tiveram adaptações muito piores: Crepúsculo (atuação) e Percy Jackson (acontecimentos), convenhamos, já estou acostumada com isso. Só espero que não façam a mesma coisa com o próximo filme.

Deixe um comentário

