Minha opinião sobre leitura

Antes de virar uma leitora, eu não imaginava que existiam tantas pessoas que gostavam de ler, digamos que entre 10 pessoas do meu convívio, 4 gostam de ler. Não é uma coisa maravilhosa, podia melhorar? Sim, mas não posso dizer que não tentei aumentar essas estatísticas.

Algumas pessoas já me falaram “Você não vai aprender nada com isso”, mas eu nunca liguei, pelo simples fato de eu não concordar com elas. Acho que, se o livro for infanto-juvenil, clássico, empresarial, etc. Vai sim te trazer um aprendizado, tudo o que fazemos influencia nossas ações e pensamentos, nos ensina algo. Ler esses livros que estão bombando nas vendas me deu criatividade, aumentou meu vocabulário, consegui ter mais assuntos e interagir com as pessoas.

Eu leio porque me sinto bem com isso, posso ser uma bruxa jogando quadribol, uma semideusa lutando contra monstros, uma loriena lutando contra os mogadorianos. É a imaginação! Não é isso que a sociedade admira na juventude? Então como isso não faz diferença?

Ler ajuda a ter um melhor hábito de estudos, diminui o estresse, melhora a conectividade do cérebro, o que eu tenho a perder?

Meus argumentos podem ter sido fracos, mas eu acredito nisso. Me imagino falando para os meus filhos que assistia várias séries, lia vários livros e era feliz com isso, e quero muito que eles façam o mesmo que eu, afinal algo bom tem que ser compartilhado.

O ruim é que tem até certo preconceito entre os leitores, por só lerem livros de sucesso, por lerem livros em que as adaptações foram ruins, entre várias coisas. Os twilighters foram minha primeira participação num fandom, e não tenho vergonha de falar que Crepúsculo me cativou, mesmo que as pessoas venham me rotular de garotinha, infantil, desmiolada, sonhadora, etc. E daí?

Nunca relevo as zoeiras em relação a algumas sagas que eu gosto, assim como eu tenho a minha opinião de serem boas, tem gente que não gosta, eu respeito a opinião de cada um, e não é por isso que eu vou ficar arranjando briga com qualquer um que tirar sarro da saga, dependendo do nível da zoeira. Até porque todo mundo tira sarro com algo que não gosta, inclusive eu.

Mas, nem tudo é perfeito, DEPENDENDO da pessoa, influencia. Ler romance pode influenciar a pessoa a ser mais vulnerável à ilusões, por pensar que o personagem da vida real é que nem o do livro, o que infelizmente não acontece. E, por ter contato com nossos vários mundos em que tem várias aventuras ou o(a) parceiro(a) do personagem principal é diferente das pessoas reais, algumas pessoas se fecham (não totalmente) do mundo real, e é bom saber separar essas duas coisas, é uma forma de amadurecimento.

Deixe um comentário

