Resenha – Insurgente

Eis me aqui novamente para falar de Insurgente, que foi um livro em que senti várias coisas no decorrer da leitura. Depois de todo o estardalhaço que aconteceu no final de Divergente.

A cidade se divide em dois lados: O lado da Erudição com os traidores da Audácia contra os outros Audácia, e como eles estão em desvantagem numérica precisam de aliados. A Tris tenta descobrir a verdade sobre o por quê do massacre à Abnegação, e pelo que seus pais se sacrificaram, algo que tem a ver com a parte de fora da cidade e que agora está nas mãos de Jeanine e protegido por todos os que estão com ela.

O interessante é que nesse livro a aquela imagem do casal perfeito se perde, porque eles brigam muito, o que é mais realista, afinal é mais fácil você se desentender com o seu namorado quando se está em uma guerra, não é? E ainda mais porque o Tobias esconde certas coisas da Tris, o que eu acho sacanagem. E também acho que, embora a raiva que ele tem pelo pai (por bons motivos), ele fica cego em relação a todas as atitudes do pai, não sei se isso é realmente verdade ou é só a opinião de uma leitora que não consegue odiar Marcus mesmo tendo bons motivos para isso a ponto de defendê-lo.

Depois que eu descobri o porque do soro que controlava as mentes, eu até que entendi porque a Jeanine fez isso, pena que ela passou dos limites. E fiquei com dó dela, sinceramente. Não dá para odiar os vilões.

A autora é surpreendente, personagens mudaram de lado, uns que eu nem imaginava que morreriam morreram (Sim, Verônica Roth é uma assassina, ela não tem dó). E o final do livro me deixou com muita vontade de ler o próximo, que todos dizem ser o mais arrebatador.

Deixe um comentário

