Os Diários do Semideus, Os Arquivos do Semideus e Guia Definitivo

Os três livros são adicionais. Os Arquivos do Semideus e Guia Definitivo são da saga Percy Jackson e os Olimpianos, enquanto Os Diários do Semideus é da saga Heróis do Olimpo. São livros que contém informações, entrevistas e algumas curiosidades; mas não são necessários.

Os Arquivos do Semideus

Nesse livro contém três histórias:

  • Percy Jackson e a Quadriga Roubada – Em que Percy ajuda Clarisse a recuperar a quadriga de Ares e ainda enfrentar os deuses menores Phobos e Deimos que querem impedi-los de pega-la.
  • Percy Jackson e o Dragão de Bronze – No meio do jogo do caça-bandeira, Percy e Beckendorf acham uma cabeça de dragão de ouro num formigueiro.
  • Percy Jackson e a Espada de Hades – Foi forjada uma espada poderosa para Hades, mas ela corre o risco de cair em mãos erradas, e os filhos dos Três Grandes tem a missão de recuperá-la.

Tem entrevistas com Percy, Annabeth, Grover, Clarisse e os irmãos Travis e Connor. Mapa do Acampamento e da mochila de Annabeth e umas atividades.

Os Diários do Semideus

Dessa vez as histórias não são só do Percy:

  • O Diário de Luke Castellan – Uma história de quando Luke e Thalia andavam juntos, antes do acampamento, em que eles se aventuram na casa de Hal, um filho de Apolo que foi amaldiçoado.
  • Percy Jackson e o Cajado de Hermes – Percy e Annabeth recebem uma missão de recuperar o caduceu que fora roubado por pequeno gigante chamado Caco.
  • Leo Valdez e a busca por Buford – Em que Leo, Jason e Piper procuram a mesa que anda de Leo, Buford, e se encontram com as Mênades, seguidoras de Dioniso, que tem um parafuso a menos.
  • Filho da magia – História escrita por Haley, filho do autor, em que explica porque os monstros conseguem rastrear os semideuses, a Névoa, e o que aconteceu após a perda do exército de Cronos em O Último Olimpiano.

Tem também uma nota escrita pelo autor explicando como o mundo de Percy Jackson começou, entrevista com George e Martha (as cobras do caduceu de Hermes), algumas imagens e atividades.

Guia Defintivo

Diferente dos livros acima, este livro é cheio de ilustrações e sem história. Várias pessoas se decepcionaram com isso, mas eu já esperava que fosse assim.

O livro é dividido em 8 seções:

  1. Percy Jackson: fala sobre ele, a família dele, seu boletim, como foi expulso nas outras escolas, e a sua última excursão, na Academia Yancy.
  2. A vida no acampamento: tem um mapa do acampamento e umas páginas depois uma imagem da parte dos chalés, fala sobre os sonhos dos semideuses, a primeira luta de Percy e a história resumida de seu primeiro oponente, dez sinais de que talvez você seja um meio-sangue, explica um pouco sobre centauros e pégasos, campistas e personagens do acampamento, o horário do acampamento, o colar de contas, a primeira missão de Percy e tem um teste para descobrir quem é o seu pai/mãe Olimpiano(a).
  3. Deuses & Espíritos: Tem uma breve explicação da história de Cronos com seus filhos, os deuses e os filhos dos deuses, fala um pouco sobre alguns deuses, tem um guia do Quíron sobre quem é quem na mitologia grega (que eu particularmente achei desnecessário), e alguns deuses menores.
  4. Bestiário de Percy Jackson: fala sobre alguns monstros como Tifão e Quimera.
  5. O Labirinto: fala sobre os personagens do labirinto e uma imagem da oficina de Dédalo.
  6. O Mundo Inferior: Tem um mapa do Submundo e um tour com Nico di Angelo.
  7. O Paiol dos deuses: Fala dos “acessórios” dos deuses como a Mordecostas, fogo grego entre outros.
  8. Compêndio: Fala sobre os mortais que conseguem ver através da Névoa e outros personagens.

Para quem não sabe a ordem da leitura de cada livro, Os Arquivos do Semideus é antes de O Último Olimpiano, e Guia Definitivo e Os Diários do Semideus podem ser lidos depois do mesmo.

Eu gostei bastante de todos os livros, as histórias de Os Diários do Semideus e Os Arquivos do Semideus e também das ilustrações de Guia Definitivo, as únicas críticas que eu tenho é que os alguns dos “outros personagens” na seção 8 poderiam estar na parte dos deuses menores, ia ser interessante uma seção só para os titãs, e também achei o Guia de Quíron totalmente desnecessário, mas essa é a minha opinião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s